quarta-feira, 1 de maio de 2024

o que eu (literalmente) andei ouvindo - sound capsule (abr. 2024) #1


PARTE I: nós somos privilegiados

EU PESQUISEI UM POUCO ANTES DE ESCREVER ESSE post porque eu precisava saber se tinha essa função no computador ou na web, já que eu só conseguia achar no aplicativo, e acabei descobrindo que a função de Your Sound Capsule do Spotify só está inicialmente disponível em três países, e um deles é o Brasil. Vivemos de migalhas, mas às vezes até que as migalhas são boas, né?

Creio eu que essa não seja uma função exclusivamente de quem tem premium no Spotify e estou torcendo pra que não seja, mas pra todos os efeitos, a minha conta é premium (entrei na família de uma amiga, não tenho esse dinheiro todo), então se eu tiver acesso a alguma função que não está aberta pra todo mundo, é por causa disso /ᐠ。ꞈ。ᐟ\

Como é uma função nova, talvez nem todo mundo saiba que exista, ou nem ao menos teve o aplicativo atualizado e até agora não teve acesso a ela, então aqui vai uma breve explicação de como funciona para aqueles que não sabem.

PARTE II: como funciona

YOUR SOUND CAPSULE OU SUA MÁQUINA DO TEMPO FUNCIONA COMO UM REGISTRO mensal de estatísticas gerais, por exemplo:

  • por quanto tempo você ouviu suas músicas;
  • quais seus artistas mais ouvidos;
  • quais foram as músicas que você mais ouviu;
  • um recap semanal de artistas e combinações um tanto peculiares;

Resumidamente, ele é uma Retrospectiva do Spotify (Spotify Wrapped), só que contínua, ou seja, você pode acompanhá-la constantemente. Dentro dessas funções, tem dados mais especificados, como por exemplo um top 5 de artistas mais ouvidos e por quanto tempo você os ouviu, ou um top 5 músicas ouvidas e quantas vezes você deu play nelas. Enfim, é bem detalhado e são informações no mínimo curiosas pra quem gosta de estar informado sobre essas coisinhas pessoais.

PARTE III: ainda tem eu

ABRIL ACABOU E, COMO EU DISSE, NÃO SÓ TEM ATUALIZAÇÕES CONSTANTES TODOS OS dias e todas as semanas, como também ele fecha os registros mensais sempre que o mês acaba (o que faz da minha frase bem redundante), então é óbvio que eu trouxe aqui a minha máquina do tempo do mês de abril:

clique na imagem para melhor visualização

Eu precisei editar as prints no Photoshop porque elas ficaram grandes (usei o “Estender” do meu celular) e ia tomar muito espaço do post e a qualidade das imagens ia pra casa do caixa prego. Também tive que reduzir a imagem senão ela ia escapar do tamanho do blog, mas vocês podem clicar nela e conferir a imagem original (⁠ ⁠◜⁠‿⁠◝⁠ ⁠)⁠♡

Deu pra ver que eu sou meio eclética, né? Os meus gêneros favoritos são mesmo o kpop e umas músicas alternativas, mas se você tiver um olho mais antento, vai perceber no canto inferior direito um funk também. Eu escuto de tudo por muito tempo. Menos durante a noite, o que é meio doido de se pensar. Quando eu abro o Spotify de noite, normalmente é pra ouvir um ASMR enquanto eu leio um livro, mas raramente ouço música à noite, deixando pra fazer isso durante as manhãs, que é quando eu estou indo de um lado pro outro na cidade, trocando a todo tempo de transporte público, tentando chegar na faculdade ou em casa (por isso o literalmente no título, já que eu ouço música andando bastante, hihi). Achei bem interessante ter todo esse gráfico porque, apesar de eu ter uma noção de que eu escuto mais música de manhã do que de noite, eu nunca parei pra pensar que já faz um bom tempo desde a última vez em que eu usei o Spotify depois das seis da tarde.

PARTE IV: não é só o Spotify

APESAR DE EU ESTAR FALANDO DELE, O SPOTIFY NÃO FOI NEM DE LONGE O PRIMEIRO a fazer esse tipo de apresentação de estatísticas. Outro que eu uso é um site chamado last.fm, que parece fazer até um trabalho melhor que o Spotify, digamos, já que ele contabiliza cada play que você deu em uma música ou artista. Ele é mais exato. A única coisa é que, assim como o Spotify, pra liberar certas funcionalidades você precisa ser premium, e uma dessas funcionalidades é descobrir como foi seu mês ou até mesmo o seu ano. Mas, mesmo quem não tem premium, ainda pode ter uma visãozinha geral dessas informações (nada muito específico, mas ainda quebra um galho).

LEMBRETE: Eu não sei se a máquina do tempo do Spotify requer que você seja premium pra acessar essas informações, tenho quase certeza que não, mas vai saber, né? O Spotify é bem chatinho pra quem não é premium.

Vou deixar aqui o link do meu last.fm pra quem quiser ver

PARTE V: sempre uma humilhação
EU ESTAVA ESCREVENDO ESSE POST QUANDO ABRI O TWITTER E ME DEPAREI COM O Spotify premium nos trending topics. Achei uma baita duma coincidência e entrei só pra dar uma espiada no que era, mas o que eu vi era muito pior do que qualquer coisa.

Eu olhei pra essa print de um dos tweets (ou xuítes, se preferirem, mas eu acho péssimo) e pensei que não poderia ser verdade, mas realmente o Spotify tá capitalizando até as letras das músicas que você escuta, tipo ????????????

É tão louco um aplicativo tão popular cobrar pra você simplesmente usar as funções mais básicas. Você ter propagandas é uma coisa, mas você ser limitado até mesmo na escolha de músicas que deseja tocar, ou ter um limite de quantas vezes pode pular uma música é loucura. Quem usa o Spotify gratuito apenas pela web ou aplicativo em computador não tem muito problema com isso, mas em compensação tem uma ou mais propagandas que não podem ser puladas a cada duas músicas que você escuta. Usar Spotify de graça no celular sendo uma pessoa que é basicamente movida a música é quase uma forma de tortura.

PARTE VI: fones no lugar dos ouvidos

SE ME VEREM NA RUA, PODEM TER QUASE 100% DE CERTEZA DE QUE EU ESTAREI usando fones de ouvido, na maioria das vezes em um volume não muito recomendado. Como muita gente, eu sou uma grande apreciadora de música e, sempre que posso, estou ouvindo uma música nova de um artista que nunca ouvi falar, ou estou revisitando as minhas músicas favoritas de todos os tempos. Não só escuto música, como danço e toco (ou melhor, tento), mas isso pode ser um assunto pra outro post! Escrever sobre a máquina do tempo me fez perceber que música pode ser um tópico recorrente aqui, seja recomendando músicas que eu estou ouvindo, seja fazendo review de um álbum novo de artistas que eu gosto, as ideias já estão borbulhando na minha cabeça o(* ̄▽ ̄*)o

E só pra completar, deixo aqui uma recomendação de música da semana, ou do final dela, ou da metade dela, depende do jeito que você encara os dias após um feriado plena quarta-feira. No caso, ela não apareceu em nenhum dos rankings, mas posso garantir que é uma das músicas que eu mais ouvi e que tá sempre na minha cabeça. Se alguém ler isso daqui e quiser deixar nos comentários uma música que não para de ouvir, será muito bem-vindo! Vou deixar também meu perfil do Spotify aqui para interessados ou caso alguém queira me seguir ☁️

 HILLO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GNMH - CRÉDITOS ❤