domingo, 24 de março de 2024

organizando minha vida / fracasso é necessário


C
omo eu disse, estou tentando manter a minha promessa de vir aqui fazer uma postagem por dia. Não é como se isso fosse um trabalho, ou como se eu estivesse me obrigando a fazer isso, mas como muitas coisas na vida, a gente tem que firmar um compromisso para que elas deem certo. E meio que nada na minha vida atualmente está funcionando muito bem, ou pelo menos, do jeito que eu gostaria que estivesse.

O fracasso faz parte, né? Estamos acostumados a dar o sucesso como a regra, mas na verdade, ele é a exceção. Estamos muito mais condicionados a falhar em algo do que ter êxito. E quando temos êxito, talvez tenha sido pura sorte, mesmo que essa pura sorte só tivesse a possibilidade de acontecer depois que você se arriscou e se esforçou muito para que ela acontecesse. Afinal, nem tudo o que a gente se esforça para dar certo se concretiza.

(Eu assisti um vídeo sobre isso hoje, por isso estou reflexiva. Sintam-se livres para discordar.)

Então chego a conclusão que o importante é continuar tentando, porque em alguma hora, as coisas vão funcionar. E para não correr o risco de nunca conseguir o que eu quero, eu estou sempre tentando coisas diferentes. Dessa vez, é escrever em um blog, para que assim eu consiga ter um lugar onde eu possa me sentir ouvida, mesmo que ninguém leia nada do que eu escrever. Eu não sinto falta de alguém que possa me ouvir, pois acho que isso sempre foi algo que me faltou desde sempre, mas estava sentindo falta de um espaço no qual eu pudesse me encaixar. Um espaço onde eu pudesse me sentir confortável. Cansei das redes sociais e de lugares convencionais de interações sociais. Lugares onde todo mundo quer falar e ninguém quer ouvir. Eu realmente me sentia invisível. E, sabe, tudo bem ser invisível, mas era mais como se eu não coubesse mais naquele lugar, independentemente de onde quer que eu estivesse. Recentemente eu parei de usar o Twitter (agora chamado de X) e o Instagram, e fiquei tanto de saco cheio que apaguei os dois aplicativos. Ainda tenho as contas lá, porém eu acesso pouquíssimas vezes. O WhatsApp não é exatamente uma rede social, mas é o lugar que mais me irrita, principalmente pelo fato de eu não poder simplesmente parar de usá-lo, já que é o maior meio de comunicação usado pelas pessoas da faculdade e os amigos que eu ainda mantenho contato. Mas, para ser sincera, se pudesse, nem WhatsApp eu teria mais. Eu tenho a sensação de não pertencer a nenhum desses lugares, mesmo que eles não sejam espaços físicos, e mesmo que eu não possa entrar neles literalmente. Às vezes, não se encaixar cansa.

Por isso agora estou criando um espaço só meu, onde finalmente posso pertencer. Estou finalmente tentando me livrar de pensamentos negativos e, bem, dar um jeito na minha vida. Estou tentando colocar as coisas no lugar para que eu possa cuidar melhor de mim mesma e, mesmo quando eu não puder fazer parte de outros lugares, eu ainda possa fazer parte de mim. Fiquei mais de uma semana deixando a vida me levar, mas hoje eu organizei minha semana para que eu possa me dedicar mais a mim e às minhas responsabilidades. Para isso, eu tive a ajuda de algumas ferramentas.

(Acho que essa postagem vai ser um tantinho grande, então peço que não se incomodem caso queiram continuar lendo.)

Como eu me organizo

Desde que minhas aulas começaram, eu comecei a usar o Google Calendar (ou Google Agenda) como o meu organizador principal. Com ele, eu consigo programar tanto a minha vida pessoal quanto a vida acadêmica. Consigo ter uma visão geral dos dias e, de forma eficiente, saber o que eu posso fazer em cada dia e cada hora dele. Para quem nunca usou, ele é assim no computador:

Imagem retirada da internet. Não é a minha agenda!

Uma das coisas atrativas nele é que você consegue personalizar bastante coisa do jeito que você quiser, inclusive as cores (já que as cores padrões do Google são muito saturadas, então fica um monte de informação gritando na sua tela), então você pode fazer uma agenda bem aesthetic, por assim dizer. Como eu estava exausta, nessa última semana eu não consegui dar muita atenção para o meu calendário, mas agora que me sinto mais motivada eu já planejei toda a minha semana e vou tentar segui-la a risca o máximo o possível.

Um programa que eu usava bastante, mas abandonei, foi o Notion. Isto é, até o dia de hoje, em que eu estou tentando voltar a usá-lo mais, pois precisava de um lugar mais interativo para dedicar 100% ao meu programa de estudos e deixar minhas anotações. O Notion é um programa bem versátil, então você pode personalizá-lo da maneira que você quiser, ou você pode procurar por templates legais na internet se você não souber mexer muito bem ou se não tiver tempo ou paciência para fazer tudo do zero. Eu acabei abandonando o Notion por um tempo pelo mesmo motivo que não usei muito o Google Agenda nessa última semana. Geralmente eu sou uma pessoa que acaba por fazer absolutamente nada quando se sente sobrecarregada, mas estou tentando combater isso. Hoje eu organizei meu Notion e agora vou dedicá-lo totalmente aos estudos e ver se vai trazer algum resultado positivo, então posso recomendar o aplicativo e dizer que não é culpa dele eu ter parado de usá-lo.

Ainda no Notion, recentemente foi lançado uma versão "Calendar" dele também, que inclusive você pode conectar ao calendário do Google e sincronizar os dois.

Imagem retirada do próprio site do Notion

Se for para ser sincera, a interface do Notion Calendar é muito mais bonita, mas como é um programa recém-lançado, ainda tem coisas faltando, como por exemplo, adicionar tarefas assim como no Google Agenda. Por enquanto só é possível adicionar eventos, inclusive ele só sincroniza os eventos do Google, e acaba por deixar passar as tarefas, o que é bem triste já que eu uso muito as tarefas do Google.

Por enquanto, esses serão os programas que estarei usando. Às vezes, ter programas demais não vão te levar a lugar nenhum; na verdade, vão te empacar no meio do caminho. Se eu fosse dar um conselho, eu diria para se manter no simples: às vezes até fazer anotações rápidas à mão num caderno pode ser mais eficiente para você. Não importa o meio, o importante é você conseguir se organizar e cumprir com seus deveres e prazos.

Eu ia me estender mais aqui falando sobre livros, mas acho que falei demais. Vou tentar me manter em um único tópico por agora, e quem sabe amanhã eu não volto falando sobre livros? Não preciso me apressar e é bom eu me lembrar disso.

Comentários são sempre bem-vindos, mas caso você não comente, obrigada por ter lido. ♡

Assinado: Hillo,

que está sempre tentando de tudo (e demais)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GNMH - CRÉDITOS ❤